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Compartimentação de Shafts

Compartimentação de Shafts

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A Riber Fire Comércio e Sistemas Contra Incêndio faz a compartimentação de shafts em obras, seguindo os requisitos do projeto de prevenção e combate a incêndio.

Entre as técnicas mais comuns para retardar ou conter um incêncio, existe uma conhecida como compartimentação. Essa técnica deve ser implementada em qualquer projeto de arquitetura.

Existem dois tipos de compartimentação: a horizontal e a vertical. A função de ambas é fazer com que tanto fogo quanto fumaça não se alastrem para outras salas e pavimentos, além do ambiente atingido pelo incêndio. Atrasar esse alastramento é fundamental para a evacuação de possíveis vítimas presentes nesse sinistro. Sem falar que em incêndios de grandes proporções, essa contenção de calor e fumaça facilita o combate executado pelos brigadistas e pelos bombeiros.

A instrução técnica número 9/2004, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, trata dessas técnicas de compartimentação.

Shafts são aberturas na estrutura de construções e edifícios, atravessando vários pavimentos, utilizados para a instalação de fios, tubulações e outros itens do projeto. No projeto, os shafts devem abranger com detalhes as dimenções de todas as tubulações, instalações e dispositivos que estarão no seu interior. O projeto deve ainda especificar formas de fixação, condições de acesso, dispositivos de ventilação (quando necessários), detalhes de perfurações nas lajes, entre outras informações.

São de grande importância em um projeto de combate a incêndios e quando são mal executados ou ignorados, o resultado é uma selagem corta-fogo incompetente, capaz de criar um cenário de grande gravidade e sério risco de segurança. Tratados corretamente na fase inicial do projeto, os shafts evitam também incorreções no sistema hidráulico.

Para o entendimento da grande importância dos shafts em um projeto, consideramos a forma como a fumaça se desloca durante um incêndio. Essa fumaça tóxica, responsável por 70% das mortes em um sinistro, chega a atingir uma temperatura próxima a 600 graus Celsius. Por ser menos densa que o ar frio, essa massa aquecida de fumaça e outras partículas começa a subir e se espalhar por outros pavimentos ou salas, através de aberturas (efeito conhecido como convecção térmica). Com isso, em contato com outros agentes e materiais inflamáveis, vai provocando novos focos de incêncio.

Um projeto competente de compartimentação dos shafts é um dos pilares que sustentam o PPCI.

 

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