Via Auxiliar Celso Charuri, 3450 – CEP: 14098-580 – Jardim São José

(16) 3235-5974 (16) 99749-5423

Sistemas

Home » Sistemas

Hidrante

Hidrante

Para mais informações:
+55 (16) 3235-5974
atendimento@riberfire.com.br
Atendimento Whatsapp:
+55 (16) 99749-5423

 

Hidrante é um importante sistema utilizado em edifícios para a segurança dos moradores, mas também os hidrantes podem ser utilizados em estabelecimentos comerciais e industriais. Acompanhe quais as características de um hidrante.

Segundo a NBR 13714  a definição de hidrante:

Hidrante:

O Hidrante possui ponto de tomada de água onde há uma (simples) ou duas (duplo) saídas contendo válvulas angulares com seus respectivos adaptadores, tampões, mangueiras de incêndio e demais acessórios.

Características do Hidrante

Sistema de hidrante

Hidrante nada mais é do que um sistema hidráulico que combate incêndios e protege as pessoas e o patrimônio. O hidrante é composto por um reservatório de água, bombas de incêndio, tubulações e peças hidráulicas, registro de manobra, abrigo de mangueiras e um registro de recalque.

Os hidrantes junto com os sprinklers auxiliam no combate e extinção de incêndio. Os hidrantes são acionados manualmente e podem ser utilizados pelos próprios moradores em caso de emergência. Geralmente o hidrante é disposto em edifícios na parede, normalmente o síndico ou outro operador treinado são responsáveis pela manutenção ou conservação do hidrante. O hidrante deve contar com a chave de mangueira (storz), o esguicho agulheta ou regulável, dois lances de mangueira de 15 metros cada ou um lance de 30 metros, e os abrigos de hidrantes que devem estar devidamente sinalizados.

Como se opera um hidrante

Nas caixas de hidrante possui mangueiras encaixe as mesmas no adaptador do registro, em seguida, abra esse registro para fornecer a água, a vazão e pressão do hidrante estão determinados no projeto de combate a incêndio. O usuário deve tomar cuidado para não abrir ou fechar um hidrante muito rapidamente, pois isso pode causar um “martelo de água” , que pode danificar tubos e equipamentos próximos.

Quando um bombeiro está operando o hidrante normalmente usam equipamentos de proteção individual , como luvas e um capacete. A água em alta pressão correndo através de um hidrante potencialmente envelhecimento e corroído pode causar uma falha, ferindo o bombeiro ou pessoas próximas.

Percebemos que em volta dos hidrantes não se pode parar veículos ou restringir o seu acesso dentro das edificações com armários. A cor vermelha foi feita para indicar e facilitar sua localização, não pinte a caixa de hidrante de outra cor.

Reservatório do sistema de Hidrante

Geralmente o reservatório do hidrante é localizado na parte superior do edifício, mas se não há possibilidade para que mesmo possa ali ficar é admitido, desde que seja esclarecido o motivo ao Corpo de Bombeiros, que sua localização passe a ser na parte inferior.

Deverá ainda ser observado o RTI (Reserva Técnica de Incêndio) que é o volume de água destinado aos casos de incêndio, cuja quantidade varia em cada edificação. Entretanto, o mínimo em um prédio residencial é de 4.200 litros e quanto maior for o empreendimento automaticamente maior também será essa reserva para o hidrante.

Os reservatórios dos hidrantes devem ser resistentes ao fogo, por pelo menos 4 horas e serem feitos, preferencialmente de concreto armado e com 20 cm de espessura.  O seu sistema de hidrantes deve ter pelo menos uma bomba de incêndio e deve ser independente da rede elétrica geral.

Procure deixar o quadro de automação das bombas no automático e evite o ponto neutro, assim não precisará de um bombeiro para executar a tarefa simples de reversão de quadro. E, se a chave geral de energia do seu prédio for desligada não afetará em nada o sistema de bombas.

Bombas de um Hidrante

As bombas utilizadas no sistema de hidrante devem ser do tipo centrífugas acionadas por motor elétrico ou a combustão.

Esguichos

Estes dispositivos são para lançamento de água através de mangueiras, sendo reguláveis, possibilitando a emissão do jato compacto ou neblina, ou não-reguláveis, possibilitando somente a emissão de jato compacto.

Tubulações

Devem ser capaz de resistir ao efeito do calor, mantendo seu funcionamento normal.

Os materiais em aço galvanizados, na forma de tubos e conexões, somente devem ser utilizados enterrados e fora da projeção da planta da edificação, satisfazendo a todos os requisitos de resistência à pressão interna e a esforços mecânicos necessários ao funcionamento da instalação.

Geralmente os materiais mais utilizados em sistemas de hidrantes são o cobre, aço e PVC.

Testes de Estanqueidade

O sistema de hidrante deve ser ensaiado sob pressão hidrostática equivalente a 1,5 vez a pressão máxima de trabalho, ou 1 500 kPano mínimo, durante 2 h. Não são tolerados quaisquer vazamentos no sistema de hidrante. Caso sejam observados vazamentos, deve-se tomar as medidas corretivas indicadas a seguir, ensaiando-se novamente todo o sistema.

– Funcionamento

Medindo a pressão e vazão no ponto de hidrante mais favorável e menos favorável do hidrante.

Plano de manutenção-segundo NBR 13714

O plano de manutenção de hidrante tem como objetivo garantir que:

a) todas as válvulas angulares e de abertura rápida tenham sido abertas totalmente, de forma normal e manualmente e, ao serem fechadas, tenha sido verificada a vedação completa, garantindo o bom estado do corpo da válvula com relação à corrosão;

b) todas as válvulas de controle seccional tenham sido manobradas sem nenhuma anormalidade, inclusive com relação a vazamentos no corpo, castelo ou juntas;

c) todas as mangueiras de incêndio dos hidrantes tenham sido inspecionadas, mantidas e acondicionadas conforme a NBR 12779;

d) todos os esguichos dos hidrantes tenham sido usados e sua capacidade de manobra verificada;

e) a integridade física dos abrigos de hidrantes tenha sido garantida;

f) todas as tubulações dos hidrantes estejam pintadas sem qualquer dano, inclusive com relação aos suportes empregados;

g) a sinalização utilizada nos pontos de hidrantes e/ou mangotinhos esteja conforme o especificado;

h) os dispositivos de controle da pressão usados no interior das tubulações tenham sido verificados quanto à sua eficácia e ao seu funcionamento;

i) o funcionamento de todos os instrumentos e medidores instalados tenham sido verificados;

j) todas as interligações elétricas tenham sido inspecionadas e limpas, removendo oxidações;

l) as gaxetas dos motores/bombas tenham sido verificadas, reguladas ou substituídas, recebendo lubrificação adequada e demais cuidados, conforme instruções dos fabricantes;

m) os quadros de comando e de alarme tenham sido totalmente inspecionados, atestando seu pleno funcionamento.

Caso queira um orçamento para instalação de hidrantes, entre em contato com a Riber Fire.

 

Para mais informações:
+55 (16) 3235-5974
atendimento@riberfire.com.br
Atendimento Whatsapp:
+55 (16) 99749-5423

 

 

Entre em contato para mais informações

Me chame no WhatsApp Agora!